• 2
  • 0

Apesar de termos consciência da importância de praticar atividades físicas regulares, muitas pessoas deixam a tão desejada rotina de treinos sucumbir à estafante rotina de trabalhos, estudos e tarefas domésticas — e é aí que mora o problema!

Como em um círculo vicioso, quanto menos você se exercita, menos tem vontade de se exercitar. Por outro lado, se conseguir tomar coragem para começar a academia e se manter firme, em pouco tempo a preguiça vai embora e sobra energia para dar conta de todos os compromissos!

Superada a desculpa mais comum — falta de tempo e dinheiro —, há quem insista em colocar outras pedras na trilha que conduz a um estilo de vida mais saudável.

Sabendo que não há motivos justificáveis para se manter inativo e que, quanto menos você se mexe, mais dificuldades de se mover terá ­— o que leva a prejuízos muito além da aparência — pare agora mesmo com as desculpas!

Passada a empolgação inicial após começar a academia, para garantir que você vai cumprir a rotina de atividades físicas a qual se propôs, siga as dicas abaixo:

Preste atenção no que coloca no prato

A alimentação, assim como a hidratação, adequada fornece energia para encarar a jornada antes, durante e depois da academia. Por isso, em vez de dietas restritivas, foque na reeducação alimentar.

Em relação aos suplementos e termogênicos, evite tomá-los por conta própria. Apenas um nutricionista ou médico nutrólogo é capacitado para indicar, se necessário, tais complementos.

Se for para ter um projeto, que seja de vida

Ainda que estabelecer metas em curto prazo sirva de incentivo para começar a academia, elas não garantem a permanência após alcançá-las.

No lugar do “projeto verão”, encare seu comprometimento com os exercícios em um projeto de vida.

Crie seu próprio ciclo do hábito

No livro “O Poder do Hábito”, o autor Charles Duhigg sugere que todo hábito é formado por um ciclo, composto de um gatilho, uma rotina e uma recompensa.

Nesse sentido, nos primeiros dias não se preocupe com seu desempenho nos exercícios, mas sim em repetir o ciclo de malhação até que ele se instale no seu dia a dia como tantas outras atividades.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *